top of page

11 de Abril - Dia da conscientização sobre a doença de Parkinson

  • Foto do escritor: ReabView
    ReabView
  • 11 de abr. de 2023
  • 2 min de leitura

Você sabe o que é doença de Parkinson ou mal de Parkinson? Quais suas causas? E quem pode ter esta doença?


Te convido a saber um pouco sobre esta patologia de origem neurológica que pode causar limitações importantes na vida de quem a desenvolve.


Mal de Parkinson ou doença de Parkinson é uma doença neurológica, progressiva e incurável. Tem este nome devido ao médico James Parkinson (falecido em 1824) que relatou os primeiros casos da doença como "paralisia agitante" caracterizada por movimentos com tremores, de forma involuntária (sem que o paciente consiga controlar), com diminuição de força muscular, tendência a inclinação do corpo para frente com alteração de marcha, sendo que os sentidos e intelecto continuam preservados.


Mas somente na segunda metade do século XIX que a doença começou a ser mais conhecida, meio século após o relato de James Parkinson, um neurologista francês chamado Jean -Martin Charcot descreve o tremor de Parkinson como o primeiro sintoma da doença, ocorrendo em repouso, unilateral (membro superior). Existindo duas formas da doença, a tremulante e a rígido-cinética (na qual a rigidez e surgimento de quedas prevalecem em relação aos tremores).


Descreve ainda alterações secundárias ao quadro neurológico tais como dor, alterações articulares, disautonomia (principalmente caracterizada por alterações de pressão arterial predispondo a desmaios e tontura e risco de quedas) e em alguns casos surgimento de demência.


Deficiências motoras contribuem para distúrbios da marcha e da fala e podem causar limitações em vários aspectos da vida do paciente. A progressāo dos sintomas causam altas taxas de incapacidade e necessidade de cuidados. Estas manifestações clínicas ocorrem devido a uma dramática redução dos níveis de um neurotransmissor chamado Dopamina, em estruturas cerebrais específicas denominadas núcleos da base.


A causa do Mal de Parkinson até os dias atuais permanece desconhecida, mas acredita - se que surja da interação entre fatores genéticos e ambientais (decorrentes de exposição a pesticidas, solventes e a poluentes do ar).

Desde 1967 tem surgidos medicamentos que amenizam os sintomas, proporcionando uma melhor qualidade de vida aos pacientes. Porém, sem proporcionar a cura desta patologia.


Alguns estudos recentes mostram que a doença de Parkinson é a segunda doença neurológica degenerativa (relacionada ao envelhecimento) mais prevalente.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) taxas de incapacidade e morte por Doença de Parkinson tem aumentado rapidamente, mais do que qualquer outra doença neurológica e a prevalência da doença dobrou nos últimos 25 anos.


Geralmente ocorre acima de 50 anos, aumentado o risco com o envelhecimento, mas existem casos precoces, em pessoas abaixo de 50 anos de idade. O sexo masculino é o mais afetado.


O diagnóstico da doença é clínico, não havendo exames laboratoriais ou de imagem que consigam confirmar a doença. O tratamento farmacológico e não farmacológicos (fisioterapia para treino da marcha e equilíbrio) auxiliam muito no controle de sintomas e melhora na qualidade de vida dos pacientes.


O diagnóstico da doença acarreta grande impacto na vida dos pacientes e seus familiares, causando na maioria das vezes sobrecarga aos familiares e cuidadores.


É muito importante que ao perceberem alterações de marcha, equilíbrio e/ ou tremores a família e/ou paciente procurem seu médico de confiança para avaliação clinica.

Compartilhem conosco sobre suas dúvidas e vivências relacionadas a doença de Parkinson.



•Patrícia Calil Bernardes

Médica Geriatra

CRM 97777

Comments


bottom of page